Pílula engorda? Em alguns casos, sim. “O estrógeno, um dos hormônios que compõem a maioria dos anticoncepcionais, pode provocar aumento de apetite. A progesterona, outro hormônio presente, pode induzir a retenção de líquidos e deixá-la mais inchada”. No segundo caso, não há aumento de gordura propriamente dita, mas você sente na balança (líquido pesa!) e no corpo (que incha!). No entanto, segundo a especialista, esses sintomas incomodam apenas cerca de 15% das mulheres. “Muitas vezes, o anticoncepcional engorda por efeito psicológico. A paciente usa a pílula como desculpa para justificar aqueles quilinhos extras que, na verdade, têm origem lá naquele chocolate a mais”, diz a ginecologista. O jeito é continuar de olho na alimentação e também no peso. Sentiu que engordou sem ter modificado os hábitos à mesa? Converse com seu ginecologista e tente encontrar um método que não provoque o problema. Pílula causa manchas escuras no rosto? Comecei a tomar pílula e notei umas manchas escuras no rosto. Uma coisa tem relação com a outra? Sim. Os anticoncepcionais que contêm estrógeno podem causar manchas em quem tem predisposição quando combinado com exposição ao sol. “O estrógeno estimula a produção da melanina, responsável pela pigmentação da pele”. “Essas manchas acastanhadas chamam-se melasmas e aparecem com maior frequência no rosto e no colo”, diz o especialista. Como são difíceis de remover, ao primeiro sinal, converse com o seu médico e substitua o método escolhido. Pílula pode aumentar a celulite?
Indiretamente, sim, porque a celulite tem uma relação direta com a retenção hídrica, um dos efeitos colaterais de alguns anticoncepcionais. Quando você está inchada, a circulação fica prejudicada e a eliminação de toxinas também, o que favorece o aparecimento da celulite. Sou fumante, posso tomar pílula?
Os hormônios que compõem a pílula anticoncepcional não combinam com o cigarro. “Se for inevitável, dê preferência ao adesivo que é absorvido pela pele e exige menos do fígado – e por isso poupa o organismo (veja questão anterior). De qualquer forma, se você é fumante, discuta com seu médico o melhor anticoncepcional para você”. Entre pílula, implante, adesivo, injeção e DIU, qual deles interfere menos no peso? DIU é o método que teoricamente provoca menor interferência na balança, já que coloca menos hormônio na circulação. Em segundo lugar, aparecem empatados a pílula é o método que teoricamente provoca menor interferência na balança, já que coloca menos hormônio na circulação. Em segundo lugar, aparecem empatados a pílula. Esses métodos que contêm hormônios diminuem a libido?
“Os estudos mostram que não, na maior parte dos casos. Entretanto, algumas mulheres sentem um aumento de desejo, principalmente aquelas que estavam travadas por medo de engravidar. Embora sejam reações mais psicológicas do que físicas, o inverso também é verdadeiro. Quem está louca para ter filho, mas adota um método anticoncepcional, pode sentir uma leve queda na libido. Depois de tomar pílula por muito tempo, devo parar por alguns meses?
Antigamente, isso era importante, mas hoje não é mais. “Há muitos anos, os anticoncepcionais disponíveis tinham uma carga hormonal muito alta e parte desses hormônios se acumulavam no tecido gorduroso da mulher. A pausa fazia uma espécie de ‘limpeza’ no organismo”, diz Ângela Maria Bacha. Atualmente, com a modernização da pílula, que contém doses bem baixas de hormônios, esse intervalo é desnecessário. Como age o anticoncepcional em forma de adesivo?
“A ação é exatamente a mesma do comprimido: ele bloqueia a ovulação. A quantidade de hormônios também é muito semelhante. O que muda é a apresentação, a pílula entra pela boca e o adesivo tem sua absorção pela pele”, explica Rosa Maria Neme. A metabolização também é diferente. Enquanto a pílula exige do fígado dois passos para ser processada, o adesivo precisa de apenas um, o que sobrecarregaria menos o organismo. Tem outro ponto: você precisa se lembrar de tomar a pílula todos os dias, já o adesivo é trocado uma vez por semana. Ouvi falar de pílulas com doses baixíssimas de hormônios. Como saber se ela é indicada para mim?
Para usar esse tipo de pílula, é fundamental ser disciplinada, uma vez que é necessário tomar o comprimido sempre no mesmo horário para garantir eficiência. Esse anticoncepcional também pode induzir a um pequeno sangramento durante todo o mês, principalmente nas primeiras cartelas. “É um sangramento chatinho e não é toda mulher que tolera”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário